sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

São Ivo...tu sabias!!!

Fim da semana...esta mais curta do que o normal, com direito a uma segunda -feira para se gastar em qualquer coisa que não trabalho! Para a semana já temos uma segunda para resolver problemas e queimar as pestanas no computador...

Segue o processo do cliente X, entra a acção do Cliente Y, vem a contestação do Colega Ilustre Mandatário do indivíduo Z...

Se há coisas chatas, desta feita, a semana que passou foi no mínimo diferente...um conjunto de reuniões surreais com estrangeiros. Acho que a expressão Americana (e não Britânica) que é utilizada para descrever os forasteiros é a que mais se aplica aos seres com quem me reuni esta semana, quer por telefone, quer pessoalmente...Alliens... Quem não se lembra da expressão do Sting : "-...I´m an allien, I´m a legal allien, I´m an English Man in New York...". Até tenho uma foto...qualquer dia ponho-a aqui...quando toda gente se esquecer deste post!

Ouvi uma vez alguém, por quem tenho muito respeito pessoal e profissional, que "-...os clientes têm de ser postos nos lugares deles..." é verdade, há clientes que de facto abusam, e querem controlar todo o trabalho por detrás de uma litigância ou negociação... mas também ouvi que: "-...somos uma espécie de padres ou psicólogos, levamos com tudo o que cliente tiver que deitar para fora...".

Nunca pensei que fosse tanto assim. Mas em abono da verdade, até os clientes empresa são assim... são constituídos por pessoas, que têm problemas profissionais e que quase nunca conseguem passar a porta de casa sem esses pesos que carregam...o que vai influenciar todo o ambiente familiar. Isto acontece MESMO!!!

É aqui que vestimos o hábito e estendemos o caracteristico sofá dos desbafos para o cliente se poder expiar de todos os seus males. É aqui que somos mais amigos do que o furioso lutador em quem o cliente apostou para defender a sua causa. É nesta altura que somos ainda mais "todos ouvidos"...até á parte em que o relógio indica que temos mais alguém para atender ou um telefonema para fazer...aí o fato volta á imagem do cliente e voltamos a ser a aposta do cliente.
Deixamos de ser humanos e passamos a ser a máquina de combate, que vai ajudar na resolução daquele problema...

Quando damos por nós...temos os nossos problemas e os dos clientes para resolver!!! Se bem que em regra temos a tedência para facilitar nos nossos...é mais...enfim...fácil!!!

Dois papéis, uma só pessoa...não pode deixar de dar que pensar!

No fundo, o verdadeiro advogado tem de ser uma pessoa especial...mas disto tu já sabias...certo São Ivo???

Sem comentários: