sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Justiça dos homens e a divina...

Hoje é dia de mediatismo casapiano (é assim que se escreve??).... prometi a mim mesmo que iria resistir aos directos das televisões e aos feeds de noticias que os diferentes orgãos de comunicação social publicam na net!!! NO ENTANTO, E SÓ POR MERO ACASO (vulgo curiosidade louca) ESTOU A VER A SIC NOTICIAS HÁ 2 HORAS!!! Não consegui resistir! Mais ainda...tive a distinta lata de estar a comunicar em directo por sms com um colega de faculdade que está dentro da sala e metido no processo até ao tutano... e logo por voltas das 11h30 da manhã recebi um sms dizendo "...tudo condenado...", além de ter lido quase todos os jornais on line possiveis e imaginários, incluindo alguns estrangeiros!!!

Se é verdade que a esta hora já se sabe que quase todos os arguidos foram condenados, muito vai ficar por desenrolar ao longo dos próximos anos!!!

Enquanto reflectia sobre este caso, que vai trazer mudanças profundas à justiça lusa, estabeleci uma comparação, que me veio em forma quase teatral, entre os cavaleiros da cruz de cristo e os tribunais nacionais do século XXI. Os primeiros eram meros executantes da justiça divina que com uma espada faziam cumprir as sentenças de prisão e morte por ordem das autoridades eclesiásticas com fundamentos tão básicos como a prática de bruxaria ou heresia. Os segundos, mesmo com uma legislação mais extensa não deixam de ser menos levianos na aplicação da chamada JUSTIÇA!!!

Este caso está a começar a desenrolar-se... e espera-se que este não seja apenas um Julgamento para o povo ver, aplaudir e comentar durante os próximos 2 ou 3 dias (enquanto Portugal não volta aos campos de Futebol)... Espero sinceramente que todo o alarido que se está a criar à volta deste processo, sirva para educar a nação e os seus legisladores... a quem deixo o repto... VAMOS A ACORDAR!!!

Será que é agora que vão existir mudanças profundas nos actos processusais? Será que é agora que vamos ter mão pesada para com os criminosos? Será agora que as pessoas vão começar a acreditar no sistema judicial? e por ultimo... Será agora que os Juízes vão comecar a respeitar os demais intervenientes da justiça??

2 comentários:

Teresa Alves de Azevedo disse...

Se servir para abrir caminho às reformas que têm de ser feitas, o "circo" terá valido a pena!

Anónimo disse...

Olá Dra. TAA.

Penso muito honestamente que o cidadão comun está de costas voltadas com a justiça... e com uma enorme razão!!! Talvez seja de circos destes a servirem de "booster" que a justiça necessita em Portugal! Resta saber se com o burburinho que se anda a criar em volta de alguns dos Arguidos e de pessoas que já o foram não vai descredebilizar ainda mais a Sra. vendada com uma balança na mão!!! Pessoalmente gostava de ter a certeza que não existem por aqui interesses externos à simples aplicação da lei... mas infelizmente não tenho!!

Cumprimentos,

CMP