quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições, televisões e Risco!!!

O candidato Barack Obama venceu em toda a linha! Desde há muito que não se assistia a tão esmagadora maioria democrata por terras Norte Americanas...

Como o próprio afirma: "...it´s time to change..."



Sobre os resultados não faço intenção de me pronunciar mais, pois são esclarecedores e a América (bem como o resto do mundo) ainda tem de aguentar os disparates do Bush até dia 20 de Janeiro de 2009... Depois disso talvez vá escrevendo qualquer coisa por aqui acerca do destino que os Americanos traçaram para todo o mundo!!!


Vou sim, pronunciar-me sobre a noite eleitoral, e o acompanhamento que tiveram.


A partir das 23h30 de ontem sentei-me no sofá a acompanhar as eleições... Iniciei o tradicional zapping e visto que nos 4 canais tradicionais ainda imperavam as novelas, optei pela Sic Noticias.



Posso adiantar desde já que foi... uma boa escolha!!! Pelo menos parte dela!!!





Começo pelo cenário principal, onde desde logo me apaixonei pelo Sony Vaio Bordeaux que estava em frente dos comentadores (também havia uns cinzentos, mas estes eram bastante mais corriqueiros).
A escolha dos computadores foi importante, não só por motivos comerciais, (obviamente a Sony deve ter oferecido uns quantos pc`s e pago uns trocos ao canal), mas também por razões de carácter comentativo e jornalistico... Foi impressionante ver cada um dos comentadores agarrado aos diferentes sites e obtendo informação transversal através da web. Á velocidade de um click, era vê-los a tomar notas em folhas de papel, onde, por tópicos, iam fazendo um apanhado de toda, mas mesmo TODA, a informação que vagueava pelas páginas mais conceituadas, ao nivel da informação, de que há conhecimento... Eles andavam pela CNN, CBC, Fox News, SKY...enfim um manancial de sitios, que através de gráficos, apresentavam resultados, projecções e outro tipo de informações...




No "estúdio ao lado", um analista perito em sondagens ía acompanhando de perto a contagem e "atirando", certeiramente diga-se, palpites de resultados e percentagens de vitórias. A precisão com que ía falando, bem como a dinamica da entrevista, impressionaram-me deveras...


Mas como não há bela sem senão... A noite eleitoral na Sic noticias, ficou para mim, manchada com um pormenor... Numa sala que bem conheço (porque acompanho regularmente o programa) estava a decorrer uma antecipada Quadartura do Circulo, até aqui tudo bem, mas quando me comecei a aperceber que não passava de um bloggar em directo.........pois é... Ridiculo, no mínimo!!!!!!!! A apatia do Pacheco Pereira contrastava com a euforia do Lobo Xavier e do António Costa, e tudo isto enquanto faziam um acompanhamento, também ele transversal, de toda a informação credível que minuto a minuto ía passando... Mas como se não bastasse iam trocando galhardetes e "bocas" na blogosfera...ora no abrupto, ora no blog da quadratura ( que começou com uns problemas)... Ao mesmo tempo o moderador e apresentador comentava ferozmente a actualização bloguistica...deixando por vezes transparecer a sua excitação pessoal, que diga-se, era profundamente desinteressante!!! Meu Deus... como foi possivel combinar o excelente acompanhamento que estavam a fazer das eleições com uma palhaçada destas????



Não fosse estes ilustres blogers estarem servidos por VAIOS (também estes bordeaux...lindos) e terem a credibilidade fornecida pelos programas anteriores... tinha continuado o zapping, e quem sabe parado num canal da concorrência!!!


Foi uma inovação que, quanto a mim, lhes correu mal!!!



...e lá fiquei até de madrugada a ver um "jogo do Risco" em directo!!! Neste ganharam as peças azuis...será que se estivesse a perder tinha cartas para trocar por exércitos?????


Sem comentários: