quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Solitários...

Teve inicio no passado dia 9 de Novembro mais uma edição da Vendée Globe.



Para quem não sabe, trata-se de uma regata á volta do mundo ( tipo VOR, que já falei neste blog), mas com uma "pequena" diferença... Não há tripulação... Só há um homem (ou mulher) por barco!!!



Desde 1989 que esta regata se realiza nestes parâmetros. 1 Ser humano, 1 Barco e 1 volta ao mundo.


Os menos atentos a estas coisas, pensarão que os velejadores andarão por latitudes de navegação fácil...Não podia haver pior mentira! A rota obriga a que se siga de Les Sables d´Olone a...Les Sables d´Olone, passando, SEM PARAR, pelos 3 Grandes Cabos: Boa Esperança, Leeuwuin, e o mítico Horn. Ou seja um "passeio" pelo Oceano do Sul, o local mais inóspito do planeta!!!

No Cabo da Boa Esperança é comum existirem as chamadas Rough Waves, que consistem em ondas gigantescas (para cima de 12 metros), provenientes do encontro do Atlântico com o Indico, com uma "mãozinha" da corrente das agulhas.
No Cabo Leeuwin, situado bastante mais a norte da rota seguida pelols velejadores, é comum assistir-se a fenómenos meteorológicos únicos devido ás diferentes temperaturas das águas do Indico e do Pacífico (que se situa entre a Tasmânia e a América do Sul).

No Horn...há poucas palavras para descrever o Horn... É a passagem mais a sul do continente Americano, e é aqui que se "separam os meninos dos homens." Com cerca de 270 dias anuais de temporal desfeito, o Horn é considerado o marco dos velejadores oceânicos. Existe inclusive a tradição de furar a orelha após a passagem do Horn. (daí os piratas serem caracterizados com brincos).





A regata é feita em monocascos de 60 pés (aproximadamente 18 metros), que correspondem ao supra-sumo dos barcos em termos de manobrabilidade e performance...mas ainda assim não nos podemos esquecer que esta é uma regata em solitário, portanto há muito a gerir, desde a alimentação ao cansaço, do sono á própria solidão...
Nesta edição largaram 20 embarcações e regressaram a terra com avarias várias 9, entre os quais o famoso Alex Thompson, que na ultima Velux 5 Oceans Race teve de abandonar o seu barco no meio de uma tempestado 1000 milhas a sul do Cabo da Boa Esperança!!!
Por agora vão apanhar as seguintes condições no Atlântico Norte,
Bons Ventos a todos...

Sem comentários: